top of page
Planeta Feito de Plástico

ASG | ESG

O mundo atual enfrenta amplas de crises socioambientais e apenas as organizações que se atentarem a tais questões terão condições de prosperar diante de um novo modelo de desenvolvimento econômico.

 

Longe de ser uma questão tratada tão somente por ambientalistas, passou a ser questão de ordem para todos os negócios, públicos ou privados, locais, nacionais ou internacionais, porquanto representa índice de desenvolvimento, de longevidade institucional e de oportunidades comerciais.

 

ESG (Environmental, Social and Governance) ou ASG, para a sigla em Português, representa os pilares ambiental, social e de governança e, segundo a Norma ABNT PR 2030, é o conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança a serem considerados na avaliação de riscos, oportunidades e respectivos impactos, com o objetivo de nortear atividades, negócios e investimentos sustentáveis.

 

O termo surgiu em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins, que em tradução literal significa “ganha quem se importa”. Tal publicação provocou 50 CEOs de grandes instituições financeiras a integrarem os fatores ambientais, sociais e de governança em suas operações.

 

Como resultado, tem-se, hoje, que as organizações que considerarem critérios ESG/ASG em seus negócios terão maiores condições de superar desafios financeiros, atrair e reter talentos, disparar na produtividade, obter maior vantagem competitiva, melhorar a reputação. Estarão também mais preparadas para as incertezas, para atingir melhores níveis de integridade, fidelizar clientes e manter sua licença social para operar, que é o aval que a sociedade tacitamente provê às Instituições para que elas continuem existindo.

 

Quanto à licença social para operar, destaca-se que esta é a aceitação social de atividades produtivas com grande potencial de gerar impactos econômicos e socioambientais por parte do governo, ONGs, mídia e comunidades, não configurando qualquer documento formal, legal ou burocráticos de controle e sim reputacional. A licença social para operar é algo intangível, é o contrato implícito realizado com a sociedade que permite a continuidade da operação de determinada organização.

 

Queremos ajudar as Organizações a serem cada vez mais bem avaliadas perante seus clientes e seus empregados, auxiliar a implementação de modelos de avaliação do seu estágio de evolução quanto aos pilares ESG/ASG e prover direcionamento para a adoção de ações sinérgicas que sejam sustentáveis e tangíveis aos seus negócios. Os pilares ASG aplicam-se a todas as realidades, qualquer que seja a Instituição, e são imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável no aspecto global e individual.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, o IBGC, entende-se por melhores práticas de governança como um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, visando a geração de valor sustentável para a organização e para a sociedade em geral. É com base nisso que buscamos auxiliar na persecução dos melhores interesses e da maior adaptabilidade às demandas da sociedade para garantir a perenidade das organizações.

 

Para isso, nos pautamos pelos parâmetros mais atualizados das melhores práticas de governança, de desenvolvimento social e de sustentabilidade a fim de promover o melhor impacto da organização no contexto em que atua.

 

O mundo mudou e hoje a economia circular é um objetivo a ser alcançado. Por economia circular entende-se o sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos por meio da recuperação, retenção ou adição de seu valor, enquanto contribui para o desenvolvimento sustentável.

 

Tais objetivos sociais, ambientais e econômicos são interdependentes e reforçam-se mutuamente, necessitando de aprimoramento contínuo. O desenvolvimento sustentável é imprescindível e deve ser interpretado como uma forma de expressar as expectativas mais amplas da sociedade como um todo.

 

Almejamos que todas as organizações, independentemente de porte, possam identificar seu progresso em relação aos critérios ESG/ASG e traçar estratégias para solidificar os pilares ambiental, social e de governança e contribuir com o desenvolvimento sustentável.

 

A Green Consulting Group oferece produtos que podem aprimorar os aspectos de diversidade, equidade, inclusão social, permeabilidade social, sustentabilidade, integridade e ética, agregando de sobremaneira valor às instituições e colaborando para seu constante desenvolvimento.

Nossos serviços

GREEN CONSULTING GROUP

bottom of page